Agentes de viagem esperam vendas 14% maiores com ano de feriados

Compartilhe Agora com seus amigos!

Em 2020, nove datas poderão ser emendadas com o fim de semana, aumentando as folgas e estimulando o turismo durante os doze meses

Se para a indústria e o comércio, o excesso de feriados de 2020 é desanimador, o setor de turismo só tem a comemorar. A expectativa dos profissionais do setor, de acordo com projeção da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), é que essas datas, sozinhas, elevem as vendas de pacotes entre 8% e 14% no ano. 

Nove datas comemorativas, entre feriados e pontos facultativos, poderão ser estendidas (veja o calendário abaixo). No ano passado, foram 5.

Para a presidente da Abav, Magda Nassar, além de deixar disponíveis mais períodos para viagens curtas, os nove feriados que poderão ser prolongados (emendando a data com o fim de semana) trarão ainda a vantagem de diluir o turismo pelos 12 meses. “Normalmente, o fluxo maior de viajantes ocorre em dois momentos: na alta temporada, durante o verão, ou nas férias escolares de julho. Com o calendário de 2020 teremos pontos turísticos agitados o ano inteiro.”

Pessoas que não cogitavam viajar, por falta de tempo, se animam em dar uma esticada rápida para um destino em seu próprio estado ou perto de sua cidade. Outras, que fariam uma única viagem, nas férias, podem optar por um outro pacote em outro mês do ano. “O país todo ganha, não só as agências de viagem. Com o turismo, 56 outros setores da economia, como alimentação, hospedagem e entretenimento, se beneficiam”, explica Magda. 

Ela explica que há dois perfis de turistas no país. Um que emenda as férias com feriados, prolongando o período de descanso em busca de viagens mais longas, e um segundo, o mais beneficiado em um ano como 2020, que faz passeios curtos, em destinos nacionais ou em países próximos do Brasil.

“Normalmente, as pessoas que vão para os países aqui perto, na América do Sul, não ficam muitos dias. Quem pretende ir à Argentina, por exemplo, pode bem aproveitar um dos feriados prolongados para isso.” 

A Abav não faz projeções de expectativa de vendas para o ano, alegando que inúmeras variáveis podem interferir na atividade. Magda, no entanto, diz que após um longo período de crise no país, o setor vem dando sinais de melhora, e um 2020 com vários feriados prolongados é muito bem-vindo nesse esforço de recuperação.

Veja abaixo a lista de feriados de 2020:

– Carnaval: 24 e 25 de fevereiro (segunda e terça) – ponto facultativo
– Paixão de Cristo / Páscoa: 10 de abril (sexta) e 12 de abril (domingo) – feriado nacional
– Tiradentes: 21 de abril (terça) – feriado nacional
– Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (sexta) – feriado nacional
– Corpus Christi: 11 de junho (quinta) – ponto facultativo
– Independência: 7 de setembro (segunda) – feriado nacional
– Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (segunda) – feriado nacional
– Finados: 2 de novembro (segunda) – feriado nacional
– Natal: 25 de dezembro (sexta) – feriado nacional

Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *