Fafá de Belém Enfrenta Momento Difícil: Perda do Irmão Kim Palha Comove Famosos e Amigos
Fafá de Belém está passando por um momento extremamente doloroso. Após um acidente doméstico que a deixou hospitalizada no final de junho, a cantora lamentou, neste sábado (6), a morte de seu irmão, Kim Palha, através das redes sociais, sem detalhar a causa do falecimento.
“Meu irmão mais velho, meu companheiro de vida, se foi. Uma parte de mim se vai com ele, nossa vida juntos, nossa infância, nossas memórias. Vá, meu irmão! Não tínhamos combinado que seria dessa forma, mas vá em paz! Ele tomou seu último açaí no hospital para chegar cheio de saúde no outro plano e reencontrar seus grandes amigos”, escreveu Fafá.
Mais tarde, Fafá de Belém compartilhou um vídeo emocionado onde falou sobre a recente perda e também relembrou a morte de seu irmão mais novo, Nelson Palha, em 2019. Visivelmente abalada, ela disse: “Estou absolutamente devastada. Meus dois irmãos foram meus companheiros de vida.” Com lágrimas nos olhos, Fafá ressaltou que, embora nenhuma família seja perfeita, a relação deles foi marcada por “amor, paciência, verdade, afeto, compreensão e muito carinho”.
Kim trouxe a música para minha vida. Ele queria ser cantor, eu não. Meu coração está dilacerado. Com certeza, ele vai encontrar seus queridos amigos e hoje à noite vai ter festa no céu, vai ter seresta. Voa, meu irmão! Que Nossa Senhora ilumine seu caminho e nos ampare.
Diversos famosos, como Mariana Belém, Astrid Fontenelle e Roberta Miranda, expressaram suas condolências à cantora. A atriz Susana Vieira também compartilhou suas palavras de conforto: “Querida Fafá, é muito triste perder um irmão! Que Deus te conforte.”
Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo em Belém, no Pará, em 9 de agosto de 1956, é uma renomada cantora, compositora e atriz luso-brasileira. Reconhecida como uma das principais vozes da MPB, Fafá tem uma carreira notável, com trinta álbuns lançados e mais de quinze milhões de discos vendidos. Seus estilos musicais abrangem o fado, o sertanejo e a música romântica. Em 2024, foi homenageada no Carnaval pela Escola de Samba Império de Casa Verde com o enredo “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”, idealizado pelo carnavalesco Leandro Barboza e pesquisado por Tiago Freitas.
Durante sua infância, Fafá se destacou pela sua voz afinada, apesar de inicialmente não planejar seguir a carreira musical. Ela morou em São Paulo por alguns anos e retornou a Belém para continuar seus estudos. Em 1970, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, onde sua casa tornou-se um ponto de encontro para músicos. Foi aos 16 anos, após conhecer o produtor Roberto Santana, que Fafá iniciou sua carreira artística.